07/02/2012

JOSÉ MARMELO E SILVA

JOSÉ MARMELO E SILVA EM EXPOSIÇÃO NA DOMINGOS CAPELA

A biblioteca do Agrupamento Domingos Capela inaugurou uma exposição do poeta e professor José Marmelo e Silva, patrono da nossa recente biblioteca municipal em Espinho.
A exposição foi inaugurada no passado dia 31 de Janeiro e estará disponível para toda a comunidade escolar do agrupamento até ao dia 15 de Fevereiro. Entretanto no dia 14 de Fevereiro às 10h será organizada uma pequena conferência, com a presença do Dr. Nelson Oliveira, filho de José Marmelo e Silva que falará sobre a vida e obra de seu pai a algumas turmas do agrupamento seguido de um pequeno debate.
Pretende-se com esta exposição e conferência, dar a conhecer um pouco da vida e obra de um poeta que está injustamente esquecido no meio escolar e que embora não seja natural de Espinho está e estará eternamente ligado à cultura espinhense. Em 2011, o ano em que se comemorou o seu nascimento, o concelho de Espinho abriu um novo espaço dedicado à memória e figura emblemática do escritor, jornalista mas também professor: A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva. Um espaço ímpar da nossa cidade que merece ser visitado por todas as escolas, nos mais vários níveis.
Quem foi José Marmelo e Silva?
José Antunes Marmelo e Silva nasceu a 7 de Maio de 1911 em Paul, Beira Baixa. Estudou no Seminário do Fundão e em escolas secundárias de Covilhã e de Castelo Branco. Frequentou a Universidade de Coimbra mas, devido à publicação de Sedução, teve de concluir a licenciatura (em Filologia Clássica) na Faculdade de Letras de Lisboa onde apresentou uma tese sobre Virgílio – Um sonho de paz bimilenário: a poesia de Virgílio. Colaborou no semanário lisboeta O Diabo, com o pseudónimo Eduardo Moreno, e na revista presença, de Coimbra, cidade em que conviveu com o grupo neo-realista. Prestou serviço militar em Mafra e na Madeira. Fixou residência em Espinho (onde leccionou na Escola Secundária) até à data da sua morte, em 11 de Outubro de 1991. Foi agraciado, em 1987, com a medalha de ouro da cidade de Espinho. Com o grau de Comendador da Ordem de Mérito, foi condecorado pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares, em 1988.


Sem comentários: