20/02/2012

JOSÉ MARMELO E SILVA EM EXPOSIÇÃO NA DOMINGOS CAPELA

Decorreu no passado dia 14 de fevereiro, na parte da manhã e na biblioteca do agrupamento Domingos Capela uma conferência sobre a vida e obra de José Marmelo e Silva. O convidado foi o ilustre médico espinhense, Dr. Nelson Oliveira que durante cerca de uma hora falou sobre a vida do seu pai, professor, escritor, poeta e patrono da nossa atual biblioteca municipal, José Marmelo e Silva.
A palestra foi dirigida aos alunos do 10º e 11ª A que com a ajuda das suas professoras de Português prepararam atempadamente, com grande empenho e dedicação o encontro através da análise e exploração de um excerto da obra completa de José Marmelo e Silva. Os alunos acabaram por interagir com o convidado, tornando a sessão muito enriquecedora e animada para todos os presentes.
Com esta conferência, chegou também ao fim a exposição do escritor José Marmelo e Silva, que desde o dia 31 de janeiro esteve aberta a toda a comunidade escolar do Agrupamento Domingos Capela.
Pretendeu-se com esta exposição e conferência, dar a conhecer um pouco da vida e obra de um poeta que está injustamente esquecido no meio escolar e que embora não seja natural de Espinho está e estará eternamente ligado à cultura espinhense. Em 2011, o ano em que se comemorou o seu nascimento, o concelho de Espinho abriu um novo espaço dedicado à memória e figura emblemática do escritor, jornalista mas também professor: A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva. Um espaço ímpar da nossa cidade que merece ser visitado por todas as escolas, nos mais vários níveis.
O Agrupamento Domingos Capela agradece o apoio da biblioteca municipal de Espinho, das professoras de Português Margarida Ramos e Carmo Reuter bem como a presença do Dr. Nelson Oliveira.

Sem comentários: