17/09/2012
04/06/2012
Poemas ao Luar 1 de junho de 2012
O Menino Grande
Também eu, também eu.
joguei às escondidas, fiz baloiços,
tive bolas, berlindes,
papagaios, automóveis de corda, cavalinhos...
Depois cresci,
tornei-me do tamanho que hoje tenho;
os brinquedos perdi-os,
os meus bibes deixaram de servir-me.
Mas nem tudo se foi:
ficou-me,
dos tempos de menino
esta alegria ingénua
perante as coisas novas
e esta vontade de brincar.
Vida!,
não me venhas roubar o meu tesoiro:
não te importes que eu ria,
que eu salte como dantes.
E se eu riscar os muros
ou quebrar algum vidro
ralha, ralha comigo, mas de manso...
(Eu tinha um bibe azul...
Tinha berlindes,
tinha bolas, cavalos, papagaios...
A minha Mãe ralhava assim como quem beija...
E quantas vezes eu,
só pra ouvi-la ralhar,
parti os vidros da janela e desenhei bonecos na parede...)
Vida!,ralha também,
ralha, se eu te fizer maldades,
mas de manso, como se fosse ainda a minha Mãe...
30/05/2012
Jorge Lages visita Agrupamento Domingos Capela
22/05/2012
Jorge Lage
07/05/2012
03/05/2012
24/04/2012
23/04/2012
Entre Heróis - Hora do Conto
19/04/2012
17/04/2012
BE em abril
17 abril - Conferencia "Álcool amigo, álcool inimigo" - Psiquiatra dra. Vera Sousa (médica interna do Hospital de S. João no Porto)
18 abril - Estafeta de Leituras - Visita da Santa Casa da Misericórdia de Espinho e turma do 3º ano da EB1 Quinta da Seara.
20 abril - Projeto "Entre Heróis /Hora do conto" com os alunos do 1º ano da EB1 da Quinta da Seara.
Visão Júnior
Vem ler, descobrir e brincar com os artigos fantásticos da Visão Júnior
Sempre na tua Biblioteca Escolar, todos os meses.
09/03/2012
Chocolate, Prof. Dalila
07/03/2012
Padre José Pedro
Na 4º feira, o agrupamento Domingos Capela recebeu a ilustre visita do Padre José Pedro, da paróquia de espinho. A conferência foi dirigida ao 6º A e 6º B e contou também com a presença de alguns professores e auxiliares da escola. Foram transmitidos alguns valores da vida como a simplicidade, amor, sacrifício, solidariedade e convivência humana. Pretendeu-se enquadrar os conteúdos da palestra no tema do Plano Anual de Atividades deste ano letivo (Projeto Entre Heróis) através de uma mensagem altamente contagiante e envolvente e que sem dúvida enriqueceu ainda mais todos os presentes.
No final o padre José Pedro reforçou a ideia de que só com o sacrifício pessoal e a solidariedade humana é que se consegue viver no heroísmo puro.
06/03/2012
Lucilia Guedes na BE
Docente requisitada ao Abrigo do Protocolo entre o Ministério da Educação e o Ministério do Ambiente, a partir de 1998, na coordenação de Projectos de Educação Ambiental, articulados entre a FAPAS , a APA as Autarquias e as escolas.
Santos, P. e L. Guedes, 1999. Trilhas de interpretação da Natureza.
Guedes, L. e P. Santos, 2000. Vamos cuidar dos morcegos.
Guedes, L. e P. Santos, 2001. A Escola ajuda a fauna autóctone.
Guedes, L. e P. Santos, 2002. Viver a Natureza em Ambiente urbano.
Guedes, L. e P. Santos, 2003. As Crianças e a Natureza.
Guedes, L. e P. Santos, 2004. Vamos cuidar da atmosfera.
Guedes, L. e P. Santos, 2007. Protege a fauna e a flora dunares: um instrumento de divulgação de espécies de fauna e flora dunares.
Guedes, L. e P. Santos, 2008. Guia das boas práticas do litoral: um instrumento de apoio à descoberta da fauna e flora dos sistemas dunares.
Autora de poemas publicados em Antologias várias.
Hora do Conto
05/03/2012
Fórum de Leitura
01/03/2012
Semana da Leitura-programa
SEMANA DA LEITURA
5 a 9 DE MARÇO 2012
“ Projeto Entre Heroís”
5 março
• Manhã - 9.15h
Fórum de Leitura
OUVINTES (6º B)
ORADORES (3 alunos 10º A/ /3 Alunos 8º C)
6 março
• 8.30
Hora do Conto dinamizada pelos alunos do 12º B dirigida aos alunos do 5º C
7 março
• 10.15h
Conferência com o Padre José Pedro com os alunos do 6º A e 6º B
8 março
• 10.15h
Apresentação da obra: “ Os Eco - Heróis no Planeta Verde com a presença da Dra. Lucília Guedes – 4 Turmas do 5º ano
9 março
• 10.15
Conta lá com a presença da Dra. Dalila Reis. Palestra sobre o chocolate
- História do Chocolate
- Chocolate e Saúde
- Curiosidades do Chocolate
15 março
-10.15
Apresentação da obra: “ Os Eco - Heróis no Planeta Verde com a presença da Dra. Lucília Guedes – 4 Turmas do 6º ano
29/02/2012
"Estendal Poético"
A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva em Espinho e o Agrupamento Domingos Capela aderiram à iniciativa da área metropolitana do Porto, para as comemorações do Dia Mundial da Poesia que se realizará no próximo dia 21 de março de 2012.
Este projeto consiste na realização de um “ Estendal Poético Metropolitano” de poetas locais ou com temas de referência ao Concelho e que deverão ser ilustrados por alunos do concelho. Cada um dos Municípios selecionará os 3 melhores poemas ilustrados para enviar aos outros quinze Municípios, até ao dia 29 de fevereiro.
Assim e durante um largo período da manhã da passada segunda feira, dia 27 fevereiro a turma do quinto ano, do agrupamento Domingos Capela e após a leitura atempada de poemas, os alunos realizaram as respectivas ilustrações. Os temas distribuídos foram: A Lenda da Fonte do Mocho e a Balada de Espinho.
Os trabalhos realizados foram entregues na biblioteca municipal, onde ainda esta semana vão ser votados para depois os melhores serem enviados para os outros Municípios. Os resultados serão divulgados em breve.
Todos os trabalhos serão expostos na biblioteca Municipal José Marmelo e Silva.
PARABÉNS A TODOS PELA CRIATIVIDADE, EMPENHO E DEDICAÇÃO!
Revista "Visão Júnior"

20/02/2012
JOSÉ MARMELO E SILVA EM EXPOSIÇÃO NA DOMINGOS CAPELA
A palestra foi dirigida aos alunos do 10º e 11ª A que com a ajuda das suas professoras de Português prepararam atempadamente, com grande empenho e dedicação o encontro através da análise e exploração de um excerto da obra completa de José Marmelo e Silva. Os alunos acabaram por interagir com o convidado, tornando a sessão muito enriquecedora e animada para todos os presentes.
Com esta conferência, chegou também ao fim a exposição do escritor José Marmelo e Silva, que desde o dia 31 de janeiro esteve aberta a toda a comunidade escolar do Agrupamento Domingos Capela.
Pretendeu-se com esta exposição e conferência, dar a conhecer um pouco da vida e obra de um poeta que está injustamente esquecido no meio escolar e que embora não seja natural de Espinho está e estará eternamente ligado à cultura espinhense. Em 2011, o ano em que se comemorou o seu nascimento, o concelho de Espinho abriu um novo espaço dedicado à memória e figura emblemática do escritor, jornalista mas também professor: A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva. Um espaço ímpar da nossa cidade que merece ser visitado por todas as escolas, nos mais vários níveis.
O Agrupamento Domingos Capela agradece o apoio da biblioteca municipal de Espinho, das professoras de Português Margarida Ramos e Carmo Reuter bem como a presença do Dr. Nelson Oliveira.
14/02/2012
Curso de Técnico de Apoio à Infância, do Externato Oliveira Martins
A referida peça da “Higiene Oral – Para uma boca sã” foi dinamizada no âmbito da disciplina de Saúde Infantil, do Curso de Técnico de Apoio à Infância, do Externato Oliveira Martins, em parceria com várias disciplinas. Tem como objetivo a promoção de uma boa higiene oral, ensinar a lavagem dos dentes e a importância do flúor e de uma alimentação saudável, sendo o grupo alvo crianças na idade pré-escolar.
Estas peças tiveram como personagens principais os alunos do 3º ano do curso Técnico de Apoio à Infância, do Externato Oliveira Martins em Espinho.
A realização destas atividades resultam da parceria entre o Externato Oliveira Martins e a Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva, no sentido de os alunos poderem aplicar “ in loco” um projeto interdisciplinar planificado e desenvolvido nas disciplinas técnicas de expressão Plástica, Expressão Corporal, Dramática e Musical e Técnica Pedagógica e Intervenção Educativa.
Este projeto de intervenção pedagógica, permite que os alunos ganhem mais consciência e experiência na planificação e dinamização de atividades para crianças, o público-alvo da saída profissional deste curso.
Esperamos brevemente, repetir a atividade e outros trabalhos na área da expressão dramática e musical que já estão a ser preparados e que pretendemos dirigir a outras escolas, anos e alunos do Agrupamento Domingos Capela
ATÉ BREVE E PARABÉNS A TODOS!
07/02/2012
JOSÉ MARMELO E SILVA
A biblioteca do Agrupamento Domingos Capela inaugurou uma exposição do poeta e professor José Marmelo e Silva, patrono da nossa recente biblioteca municipal em Espinho.
A exposição foi inaugurada no passado dia 31 de Janeiro e estará disponível para toda a comunidade escolar do agrupamento até ao dia 15 de Fevereiro. Entretanto no dia 14 de Fevereiro às 10h será organizada uma pequena conferência, com a presença do Dr. Nelson Oliveira, filho de José Marmelo e Silva que falará sobre a vida e obra de seu pai a algumas turmas do agrupamento seguido de um pequeno debate.
Pretende-se com esta exposição e conferência, dar a conhecer um pouco da vida e obra de um poeta que está injustamente esquecido no meio escolar e que embora não seja natural de Espinho está e estará eternamente ligado à cultura espinhense. Em 2011, o ano em que se comemorou o seu nascimento, o concelho de Espinho abriu um novo espaço dedicado à memória e figura emblemática do escritor, jornalista mas também professor: A Biblioteca Municipal José Marmelo e Silva. Um espaço ímpar da nossa cidade que merece ser visitado por todas as escolas, nos mais vários níveis.
Quem foi José Marmelo e Silva?
José Antunes Marmelo e Silva nasceu a 7 de Maio de 1911 em Paul, Beira Baixa. Estudou no Seminário do Fundão e em escolas secundárias de Covilhã e de Castelo Branco. Frequentou a Universidade de Coimbra mas, devido à publicação de Sedução, teve de concluir a licenciatura (em Filologia Clássica) na Faculdade de Letras de Lisboa onde apresentou uma tese sobre Virgílio – Um sonho de paz bimilenário: a poesia de Virgílio. Colaborou no semanário lisboeta O Diabo, com o pseudónimo Eduardo Moreno, e na revista presença, de Coimbra, cidade em que conviveu com o grupo neo-realista. Prestou serviço militar em Mafra e na Madeira. Fixou residência em Espinho (onde leccionou na Escola Secundária) até à data da sua morte, em 11 de Outubro de 1991. Foi agraciado, em 1987, com a medalha de ouro da cidade de Espinho. Com o grau de Comendador da Ordem de Mérito, foi condecorado pelo então Presidente da República, Dr. Mário Soares, em 1988.

Bicentenário do nascimento de Charles Dickens

Pedro Seromenho na Biblioteca Municipal
http://redemarinha.blogspot.com/2012/02/espaco-da-biblioteca-municipal-colorido.html
23/01/2012
Pedro Seromenho no Agrupamento

É já no próximo dia 3 de fevereiro às 11h que a biblioteca municipal José Marmelo e Silva vai ceder o seu espaço para receber a visita do nosso já conhecido escritor e ilustrador Pedro Seromenho. O escritor que no ano letivo anterior visitou a escola da Marinha, vem apresentar a sua nova coleção “ Reciclomania” aos alunos da Escola da Seara, Bouça e Lomba do Agrupamento Domingos Capela pelo que esperamos uma sessão divertida, muito interativa e com muita criatividade.
Pedro Seromenho, de nacionalidade portuguesa, nasceu sob a constelação de gémeos em 1975, na cidade de Salisbúria (Harare), República do Zimbabué. Com apenas dois anos de idade fixou-se em Tavira e mais tarde em Braga, onde reside. Embora formado em Economia, Pedro Seromenho abandonou em 2005 a sua carreira como consultor e auditor financeiro e passou a dedicar-se inteiramente a escrever e a ilustrar livros para várias editoras e a colaborar como cronista em revistas e em jornais.
O autor obteve o sucesso com as aventuras “A Nascente de Tinta” e “O Reino do Silêncio”, editadas em 2007 e em 2008, respetivamente. Em 2009, foi publicado o seu primeiro romance juvenil, “900-História de um Rei” sobre a vida de D. Afonso Henriques e, em 2010, o seu primeiro álbum ilustrado “A estrelinha Pálida”. Em 2011 chegou o momento de criar a sua própria editora com o livro infantil “Porque é que os animais não conduzem?”. Em novembro de 2011, o autor lançou uma coleção de 4 livros a 4 cores e com 4 ilustradores intitulado RECICLOMANIA. Pedro Seromenho está ainda envolvido num projeto de conceção de um “storybook park” que está a cargo da CM Paredes.
Atualmente, todas estas obras têm a chancela da editora Paleta de Letras.