01/06/2016



RUMOS: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BIBLIOTECA ESCOLAR DOMINGOS CAPELA


A Biblioteca escolar Domingos Capela aperaltou-se para acolher alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, na sexta-feira, dia 6 de maio, dia do Rumos. Os protagonistas foram os alunos e professoras de Educação Especial, em articulação com a equipa da biblioteca escolar.

A planificação da decoração do espaço teve início uns dias antes e foi decorada no dia 5 de maio pelos alunos de Educação Especial, os alunos do 9ºC, as professoras Anabela Fernandes (Educação Especial da Escola Domingos Capela), Susana Lopes (Educação Especial de Silvalde e Paramos), Marina Carvalho (Técnica de Intervenção Local), Paula Silva (professora de Português) e a Srª. D. Ana Dias (assistente operacional da biblioteca). Todo o espaço foi decorado com heras, flores naturais e artificiais em papel. O material utilizado na decoração foi recolhido na natureza e construído pelos intervenientes. Neste trabalho de equipa, tivemos também a colaboração da Professora Lígia Oliveira, na cedência de materiais.

Um dos momentos mais criativos foi a decoração de sabonetes com a colaboração dos encarregados de educação e das professoras de Educação Especial. De destacar igualmente a leitura de poemas pelos alunos. O livro escolhido foi O Amor o que é? de José Jorge Letria; outro poema lido foi Canção Mínima de Cecília Meireles. Todos os alunos quiseram participar e fizeram-no com gosto e empenho. 

A professora Susana Lopes acompanhou o grupo dos alunos do 4º ano da Educação Especial da EB1 de Silvalde e de Paramos, de manhã e de tarde, às atividades do Rumos, fazendo numa transição mais eficaz para o próximo ano letivo.

O grupo de alunos da Educação Especial da Escola Domingos Capela orientaram as atividades do Rumos na Biblioteca, demonstrando um excelente desempenho em todas as tarefas.

Os alunos de Educação Especial informaram os convidados que visitaram a biblioteca escolar sobre as atividades e projetos que aí se desenvolvem ao longo do ano e ofertaram os visitantes com um marcador de livros e um pequeno conto para lerem em família. 

No final, houve uma dança conjunta, envolvendo todos os participantes neste encontro.






































Sem comentários: