29/04/2010

Testemunhos da Guerra Colonial

A Biblioteca respirava Abril de 1974 e esperava, ansiosa, pela chegada dos convidados.

Não é todos os dias que homens, os soldado que viveram a guerra nos vêem visitar e contar as suas histórias.



A expectativa era grande: festejar o 25 de Abril de 1974, a Revolução dos Cravos, com ex-combatentes seria o momento alto da tarde que aquecia com grande emoção.

Após as devidas recepções e trocadas lembranças de agradecimento com a nossa Directora, o Professor Cândido fez uma introdução, contextualizando os testemunhos no tempo e nos locais onde outrora a guerra colonial se desenrolou.

E a música brotou, tão importante naqueles tempos, como uma mensagem em grito de liberdade desejada.


E as histórias foram surgindo, com a intervenção dos convidados, acompanhadas de fotos da época, dos locais por onde passaram e viveram, com as armas que usavam, os carros que conduziam pela selva, enfrentando o inimigo "homem", assim como o inimigo natureza, a falta de condições, bens essenciais e armas mais sofisticadas.




O final aproximava-se, cheio de palavras históricas e confidências feitas dos tempos de mocidade dos ex-combatentes, tempos esses que viveram na guerra que fez brotar a revolução.

E a tarde terminou, já com o sol bem perto do mar, com a Professora Pilar a realizar um resumo geral do momentos ouvidos, e lendo um poema sobre a guerra, escrito por um ex-combatente, homenageou todos os presentes,
todos os HERÓIS da guerra.


A todos se agradece a presença, principalmente ao
Sr. Luis Lima, Sr.MárioVinagre e Coronel Jorge Carvalho.
Mais uma vez se realizou uma parceria entre a Biblioteca e o grupo disciplinar de História e Geografia de Portugal, que agradece o empenho de todos que contribuíram para este momento histórico na nossa escola.

Sem comentários: