01/06/2016



RUMOS: A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA BIBLIOTECA ESCOLAR DOMINGOS CAPELA


A Biblioteca escolar Domingos Capela aperaltou-se para acolher alunos, professores, assistentes operacionais e encarregados de educação, na sexta-feira, dia 6 de maio, dia do Rumos. Os protagonistas foram os alunos e professoras de Educação Especial, em articulação com a equipa da biblioteca escolar.

A planificação da decoração do espaço teve início uns dias antes e foi decorada no dia 5 de maio pelos alunos de Educação Especial, os alunos do 9ºC, as professoras Anabela Fernandes (Educação Especial da Escola Domingos Capela), Susana Lopes (Educação Especial de Silvalde e Paramos), Marina Carvalho (Técnica de Intervenção Local), Paula Silva (professora de Português) e a Srª. D. Ana Dias (assistente operacional da biblioteca). Todo o espaço foi decorado com heras, flores naturais e artificiais em papel. O material utilizado na decoração foi recolhido na natureza e construído pelos intervenientes. Neste trabalho de equipa, tivemos também a colaboração da Professora Lígia Oliveira, na cedência de materiais.

Um dos momentos mais criativos foi a decoração de sabonetes com a colaboração dos encarregados de educação e das professoras de Educação Especial. De destacar igualmente a leitura de poemas pelos alunos. O livro escolhido foi O Amor o que é? de José Jorge Letria; outro poema lido foi Canção Mínima de Cecília Meireles. Todos os alunos quiseram participar e fizeram-no com gosto e empenho. 

A professora Susana Lopes acompanhou o grupo dos alunos do 4º ano da Educação Especial da EB1 de Silvalde e de Paramos, de manhã e de tarde, às atividades do Rumos, fazendo numa transição mais eficaz para o próximo ano letivo.

O grupo de alunos da Educação Especial da Escola Domingos Capela orientaram as atividades do Rumos na Biblioteca, demonstrando um excelente desempenho em todas as tarefas.

Os alunos de Educação Especial informaram os convidados que visitaram a biblioteca escolar sobre as atividades e projetos que aí se desenvolvem ao longo do ano e ofertaram os visitantes com um marcador de livros e um pequeno conto para lerem em família. 

No final, houve uma dança conjunta, envolvendo todos os participantes neste encontro.






































18/05/2016




Concurso “CURTasFITAS na Escola”


O concurso de 1.ºs filmes escolares decorre até 30 de maio e que os prémios são deveras tentadores. São oferecidos pelo FEST (http://site.fest.pt/pt) e pelo Serviço Educativo do CINANIMA e são uma excelente oportunidade para todos aqueles que gostam de vídeo e cinema e veem neste desafio uma ótima oportunidade de se enriquecerem pessoal e academicamente.


Os prémios a oferecer são:

- Passe Festival FEST a todos os finalistas na categoria A e B. (dá direito a ver todas as sessões de cinema gratuitamente) e entrada gratuita em sessões competitivas do Cinanima.
- Passe Training Ground ao vencedor ou equipa vencedora em cada uma das categorias ; (dá direito a ver todas as sessões de cinema do Festival FEST e acesso a todas as actividades formativas do festival - http://site.fest.pt/pt/training-ground/formadores/) e workshop oferecido pelo Serviço educativo do Cinanima.






Referencial Aprender com a Biblioteca Escolar
Sessão com a turma 7ºA e as professoras de Português e de História







13/04/2016


 Entrega dos prémios do Concurso de Poesia do Agrupamento

A sessão teve lugar na escola sede no dia 8 de Abril e contou com vários momentos culturais, muito do agrado do público: teatro, música, magia, poesia.
Parabéns a todos os participantes!

Vamos continuar a semear a magia das palavras!












Concurso de Poesia do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida

POEMAS A CONCURSO NA ESCOLA DOMINGOS CAPELA

Poema colectivo 8ºB  (vencedor)

Estou sem ideias
O assunto é complexo
Mas assim dá mais gosto
Vou tentar dizer coisas com nexo

Ler abre um céu de possibilidades
Ler faz crescer
É como um vaivém
Que nos faz a realidade entender

Anexando ideias neste papel
Os pensamentos vou desenvolvendo
E cada vez mais enriquecendo

Ser global é construir pontes
É derrubar barreiras e preconceitos
É criar uma sociedade melhor
Baseada nos seus mais valiosos direitos

No silêncio da minha mente
Tudo se engloba numa teia
Gostava de mudar o mundo
Mesmo sendo um grão de areia



Helena Barros, Bruna Oliveira, Mariana Rocha e Leandro Costa, 7ºA.

Empenha-te no teu sonho
Tenta ser feliz
Pois o mundo é um mero aprendiz
Sonhar é uma coisa boa que nos faz ter esperança
Independentemente da mudança.

Aprender e ensinar
Trabalhar e ajudar
Para o mundo inteiro ”acordar”
E a liberdade chegar.

Conta um, dois, três…
Um coração de ouro e era uma vez
Um mundo de prata
Ou de ouro talvez.

Viver para contar
Ser para renascer
Há tanto que trabalhar
Tanto para aprender…



Beatriz Nunes Silva 8ºA

Ler, que bonita palavra!
Atravessa a mágoa
Rompe a tristeza
E chega ao coração!

Ler, a mais bonita melodia
Como pássaro que pia
No silêncio azul do céu
Quebrando a melancolia.

Ler, mais forte que armas
Mais forte que escudo
Que em poderosas batalhas
Pode conquistar o mundo!

09/03/2016



E a Saga continua………

Elos de Leitura – 21 de janeiro

 Voluntárias num projecto comum” Elos de Leitura -recontar uma história aos alunos, das diferentes turmas  do pré-escolar, do Centro Escolar de Silvalde tem sido o objectivo de 2 professoras reformadas – Arcelina Santiago e Rosa Oliveira - cujo projecto, mais uma vez, concretizaram, no dia 21 janeiro de 2016.

 Neste dia foram 2 as turmas comtempladas:  em primeiro lugar a  turma da educadora Liliana, EBSOC com a história do Galo Geremias e da Galinha Clarinha cujo  pintainho foi baptizado de Lego!







 

 Seguiu-se um pequeno lanche matinal / convívio entre avós, netos, professores  e auxilares de acção educativa.







 Logo que a primeira turma regressou à sala, iniciou-se a segunda parte , o recontar novamente a história , mas desta vez para a turma OB da Educadora Maria.










 Foi uma história contada com “alma”, que deliciou avós e netos e cuja interactividade com as crianças, as suas  educadores e seus familiares, relembrou com certeza, alguns dos  valores humanos que a história pretendia transmitir: companheirismo, preocupação com o bem-estar alheio, amizade, respeito, solidariedade, tolerância, humildade, lealdade, compreensão e  cooperação

 Desta vez o Galo Geremias era casado com a Galinha Rosita e o seu pintainho foi Baptizado de Mickey!






Mais uma brilhante ideia da D. Ana!



Pretendia-se arranjar uma forma diferente, bonita e elegante para colocar o material referente ao Visto Literário, para que cada professor usasse nas suas aulas e mãos à obra…….
A nossa Assistente Operacional D. Ana, sempre cheia de ideias criativas , foi “vasculhar” a sua arrecadação  , como já é habitual,  e vendo as caixas  das folhas A4( que ela guarda tudo não vá o Diabo tecê-las!)   “imaginou” logo umas caixas diferentes, leves, atractivas, coloridas…..
e  assim se iniciaram os trabalhos….












Com a colaboração destas alunas da turma do 6º B, que com empenho e dedicação forraram/reciclaram as tais caixas “velhas”, que a “olhos vistos” se transformaram logo em lindas caixas de diferentes cores. 
 Cada professor teve a oportunidade de escolher a cor  que mais lhe agradou.
Boas leituras!






Em cada uma dessas caixas foi colocado o material necessário para ser usado no Visto Literário, para os professores e turmas que aderiram a este projecto.







É um projecto anual que visa fomentar o gosto pela leitura.
Neste Visto Literário, após a leitura de um livro, o aluno deve registar uma parte /excerto que mais gostou e ao mesmo tempo recomendar, ou não,  a leitura desse livro aos colegas,  referindo as respectivas razões.