13/04/2016


 Entrega dos prémios do Concurso de Poesia do Agrupamento

A sessão teve lugar na escola sede no dia 8 de Abril e contou com vários momentos culturais, muito do agrado do público: teatro, música, magia, poesia.
Parabéns a todos os participantes!

Vamos continuar a semear a magia das palavras!












Concurso de Poesia do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida

POEMAS A CONCURSO NA ESCOLA DOMINGOS CAPELA

Poema colectivo 8ºB  (vencedor)

Estou sem ideias
O assunto é complexo
Mas assim dá mais gosto
Vou tentar dizer coisas com nexo

Ler abre um céu de possibilidades
Ler faz crescer
É como um vaivém
Que nos faz a realidade entender

Anexando ideias neste papel
Os pensamentos vou desenvolvendo
E cada vez mais enriquecendo

Ser global é construir pontes
É derrubar barreiras e preconceitos
É criar uma sociedade melhor
Baseada nos seus mais valiosos direitos

No silêncio da minha mente
Tudo se engloba numa teia
Gostava de mudar o mundo
Mesmo sendo um grão de areia



Helena Barros, Bruna Oliveira, Mariana Rocha e Leandro Costa, 7ºA.

Empenha-te no teu sonho
Tenta ser feliz
Pois o mundo é um mero aprendiz
Sonhar é uma coisa boa que nos faz ter esperança
Independentemente da mudança.

Aprender e ensinar
Trabalhar e ajudar
Para o mundo inteiro ”acordar”
E a liberdade chegar.

Conta um, dois, três…
Um coração de ouro e era uma vez
Um mundo de prata
Ou de ouro talvez.

Viver para contar
Ser para renascer
Há tanto que trabalhar
Tanto para aprender…



Beatriz Nunes Silva 8ºA

Ler, que bonita palavra!
Atravessa a mágoa
Rompe a tristeza
E chega ao coração!

Ler, a mais bonita melodia
Como pássaro que pia
No silêncio azul do céu
Quebrando a melancolia.

Ler, mais forte que armas
Mais forte que escudo
Que em poderosas batalhas
Pode conquistar o mundo!

09/03/2016



E a Saga continua………

Elos de Leitura – 21 de janeiro

 Voluntárias num projecto comum” Elos de Leitura -recontar uma história aos alunos, das diferentes turmas  do pré-escolar, do Centro Escolar de Silvalde tem sido o objectivo de 2 professoras reformadas – Arcelina Santiago e Rosa Oliveira - cujo projecto, mais uma vez, concretizaram, no dia 21 janeiro de 2016.

 Neste dia foram 2 as turmas comtempladas:  em primeiro lugar a  turma da educadora Liliana, EBSOC com a história do Galo Geremias e da Galinha Clarinha cujo  pintainho foi baptizado de Lego!







 

 Seguiu-se um pequeno lanche matinal / convívio entre avós, netos, professores  e auxilares de acção educativa.







 Logo que a primeira turma regressou à sala, iniciou-se a segunda parte , o recontar novamente a história , mas desta vez para a turma OB da Educadora Maria.










 Foi uma história contada com “alma”, que deliciou avós e netos e cuja interactividade com as crianças, as suas  educadores e seus familiares, relembrou com certeza, alguns dos  valores humanos que a história pretendia transmitir: companheirismo, preocupação com o bem-estar alheio, amizade, respeito, solidariedade, tolerância, humildade, lealdade, compreensão e  cooperação

 Desta vez o Galo Geremias era casado com a Galinha Rosita e o seu pintainho foi Baptizado de Mickey!






Mais uma brilhante ideia da D. Ana!



Pretendia-se arranjar uma forma diferente, bonita e elegante para colocar o material referente ao Visto Literário, para que cada professor usasse nas suas aulas e mãos à obra…….
A nossa Assistente Operacional D. Ana, sempre cheia de ideias criativas , foi “vasculhar” a sua arrecadação  , como já é habitual,  e vendo as caixas  das folhas A4( que ela guarda tudo não vá o Diabo tecê-las!)   “imaginou” logo umas caixas diferentes, leves, atractivas, coloridas…..
e  assim se iniciaram os trabalhos….












Com a colaboração destas alunas da turma do 6º B, que com empenho e dedicação forraram/reciclaram as tais caixas “velhas”, que a “olhos vistos” se transformaram logo em lindas caixas de diferentes cores. 
 Cada professor teve a oportunidade de escolher a cor  que mais lhe agradou.
Boas leituras!






Em cada uma dessas caixas foi colocado o material necessário para ser usado no Visto Literário, para os professores e turmas que aderiram a este projecto.







É um projecto anual que visa fomentar o gosto pela leitura.
Neste Visto Literário, após a leitura de um livro, o aluno deve registar uma parte /excerto que mais gostou e ao mesmo tempo recomendar, ou não,  a leitura desse livro aos colegas,  referindo as respectivas razões.





24/02/2016

CONCURSO DE POSTAIS DE NATAL


Na sequência das actividades desenvolvidas durante a época  natalícia, também decorreu um concurso de postais , envolvendo todos os alunos do Agrupamento Manuel Gomes de Almeida.



Para seleccionar os 10 melhores de cada turma  pedimos a colaboração a uma aluna do 9º Ano, A Salomé, ao Presidente da Associação de Pais , o Sr. Francisco Almeida , à professora Augusta , à professora Isabel barrias, ao professor António Barbosa de EV  e à professora  Carmo Reuter.

Esta primeira selecção dos 10 melhores, decorreu na Escola Domingos Capela, no dia 17 de Dezembro, quinta-feira, pelas 10 horas.



















Nome
Nível de Ensino
Escola
Sala da Educadora Alice
Pré-Escolar
Escola Básica de Paramos
Kalany Cley
1.º Ciclo
Escola Básica de Paramos
Ana Júlia Vieira
2.º Ciclo
Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida
Beatriz Veríssimo
3.º Ciclo
Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida
Josefina Amorim
Ens. Secundário
Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida




As professoras bibliotecárias agradecem a participação de todos os que estiveram envolvidos neste concurso (alunos, professores, educadores, pais, encarregados de educação, assistentes operacionais…) e deixam um agradecimento muito especial às Associações de Pais das várias escolas pela oferta dos prémios.  
A cerimónia de entrega de prémios  decorreu no dia 12 de janeiro, pelas 11h 30m, na biblioteca da escola sede.
Eis o exemplo de alguns  postais a concurso que se encontram  agora afixados nas salas dos alunos do Centro Escolar de Silvalde.








Estes postais fazem as delicias dos olhares de quem passa! Não vencedores, mas não vencidos!