24/02/2016

CONCURSO DE POSTAIS DE NATAL


Na sequência das actividades desenvolvidas durante a época  natalícia, também decorreu um concurso de postais , envolvendo todos os alunos do Agrupamento Manuel Gomes de Almeida.



Para seleccionar os 10 melhores de cada turma  pedimos a colaboração a uma aluna do 9º Ano, A Salomé, ao Presidente da Associação de Pais , o Sr. Francisco Almeida , à professora Augusta , à professora Isabel barrias, ao professor António Barbosa de EV  e à professora  Carmo Reuter.

Esta primeira selecção dos 10 melhores, decorreu na Escola Domingos Capela, no dia 17 de Dezembro, quinta-feira, pelas 10 horas.



















Nome
Nível de Ensino
Escola
Sala da Educadora Alice
Pré-Escolar
Escola Básica de Paramos
Kalany Cley
1.º Ciclo
Escola Básica de Paramos
Ana Júlia Vieira
2.º Ciclo
Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida
Beatriz Veríssimo
3.º Ciclo
Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida
Josefina Amorim
Ens. Secundário
Escola Secundária Dr. Manuel Gomes de Almeida




As professoras bibliotecárias agradecem a participação de todos os que estiveram envolvidos neste concurso (alunos, professores, educadores, pais, encarregados de educação, assistentes operacionais…) e deixam um agradecimento muito especial às Associações de Pais das várias escolas pela oferta dos prémios.  
A cerimónia de entrega de prémios  decorreu no dia 12 de janeiro, pelas 11h 30m, na biblioteca da escola sede.
Eis o exemplo de alguns  postais a concurso que se encontram  agora afixados nas salas dos alunos do Centro Escolar de Silvalde.








Estes postais fazem as delicias dos olhares de quem passa! Não vencedores, mas não vencidos!






03/02/2016



LEITURA E CIÊNCIA



Para os interessados em motivar as crianças no domínio da leitura e sua ligação com a ciência, segue um link de interesse.

12 livros para despertar o interesse pela ciência nas crianças








Concurso Nacional de Leitura



As alunas da Domingos Capela apuradas para a fase distrital do Concurso Nacional de Leitura são:

Salomé Maria de Sá Bóia 9ºB
Carla Daniela P. A. Caldeira 9ºB
Rosa Maria Pereira dos Santos 7ºA
 
Parabéns a todos os participantes!
Boa sorte e boas leituras para as alunas que vão participar na fase que se avizinha!





CONCURSO DE POESIA 2016

No âmbito da comemoração da Semana da Leitura, que decorre de 29 de fevereiro a 4 de Março de 2016, as bibliotecas escolares do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida lançam um desafio aos alunos, convidando-os a participar num concurso de Poesia.

No ensino pré-escolar e no 1º e 2º ciclos, o concurso pretende aliar a vertente escrita à vertente visual do poema, incentivando os alunos a produzir um poema 

Este ano a equipa das Bibliotecas Escolares convida a refletir sobre o prazer de ler e a necessidade de aprendermos a lidar com a diferença, pluralismo e a multiculturalidade, criando elos de informação e compreensão, unindo-nos em 
torno dos direitos humanos, na construção de sociedades plurais e inclusivas.


REGULAMENTO

1. OBJETIVOS

1.1.Desenvolver ou reforçar o gosto pela escrita.

1.2. Promover o gosto pela poesia.

1.3. Promover o gosto pela leitura de poesia.

1.4. Estimular a criatividade e a expressão artística.

1.5. Relacionar a expressão visual com a expressão escrita.

1.6. Promover e divulgar os trabalhos dos alunos.

1.7. Sensibilizar os alunos para o respeito pela diferença, pluralismo e multiculturalidade.


2. TEMA E DESTINATÁRIOS

2.1. “Ler e Ser Global”, mote escolhido pela equipa das bibliotecas do agrupamento, tendo em conta o tema proposto pelo PNL, no âmbito da 10ª Edição da Semana da Leitura.

2.2. Todos os alunos do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida (incluindo os Cursos do Ensino Vocacional, do Ensino Profissional e do PIEF)


3. ENTREGA DOS TRABALHOS

3.1. Os poemas a concurso deverão ser submetidos até ao dia 19 de Fevereiro

3.2. Os poemas vencedores ficarão expostos nas Bibliotecas das respectivas escolas e serão divulgados através dos blogues e redes sociais.


4. CONDIÇÕES E MODO DE PARTICIPAÇÃO

4.1. Cada participante poderá apresentar até 3 poemas, inéditos, em língua portuguesa ou estrangeira. 

4.2. Os participantes poderão concorrer com trabalhos individuais ou coletivos.

4.3. Os poemas visuais deverão ser entregues em mão na biblioteca da respetiva escola. 

4.4. Os poemas visuais deverão ser entregues numa folha A4.

4.5. No ato de entrega do poema visual, será preenchida uma ficha de inscrição com o nome, ano, turma e escola.

4.6. Os poemas dos alunos do 3.o ciclo e do ensino secundário deverão ser enviados por e-mail, em formulário próprio, disponível na página do AEMGA e no blogue da respetiva biblioteca, para os seguintes endereços:

. Alunos da ESMGA: esmga.biblioteca@gmail.com

. Alunos da Domingos Capela: soniacoutobib@gmail.com

4.7. Os alunos devem indicar no campo assunto: Concurso de Poesia 2016.

4.8. Do formulário a enviar constam os seguintes dados:


CONCURSO DE POESIA 2016 – BIBLIOTECAS ESCOLARES DO AGRUPAMENTO

IDENTIFICAÇÃO DO CONCORRENTE

NOME____________________________________________________________________________________

ANO___________CURSO ________________TURMA_________ESCOLA________

TÍTULO DO POEMA A CONCURSO ____________________________


4.9. A extensão máxima de cada texto não deverá ultrapassar os 4000 carateres, incluindo espaços.

4.10. Textos escritos no corpo do e-mail não serão considerados válidos, somente aqueles enviados como anexo da mensagem.

4.11. Os autores dos poemas apresentados autorizam a sua eventual utilização pelos organizadores do concurso em ações promocionais dos mesmos.


5. JÚRI

5.1. Os trabalhos serão avaliados por um júri a designar.

5.2. Na apreciação dos poemas, o júri terá em consideração a correção da escrita, a riqueza de conteúdo, a originalidade da linguagem, a criatividade e a qualidade da expressão artística.

5.3. Não haverá recurso da decisão do júri.

5.4. As bibliotecas escolares do Agrupamento decidirão sobre qualquer assunto omisso neste regulamento.


6. PRÉMIOS

6.1 Será entregue um prémio ao melhor poema em cada uma das seguintes 

6.1.1. Ensino Pré-escolar;

 6.1.2. 1º ciclo do ensino básico.

6.1.3. 2º ciclo do ensino básico;

 6.1.4. 3º ciclo do ensino básico;

6.1.5. Ensino Secundário.

6.2. A entrega dos prémios terá lugar no dia 9 de Março, às 11h30m, na Biblioteca 

* Um poema visual permite visualizar ideias a partir da disposição gráfica de palavras e/ou letras; utiliza, assim, a combinação dos signos verbais com a expressividade da linguagem das imagens.

As Bibliotecas do Agrupamento de Escolas Dr. Manuel Gomes de Almeida

 Espinho, 7 de janeiro de 2016




CENTENÁRIO de Vergílio Ferreira.



Segue link para acederem ao repositório de conteúdos, da RTP, que assinalam o centenário de Vergílio Ferreira.





13/01/2016



PROFESSORAS REFORMADAS CONTINUAM AO SERVIÇO!
 Histórias com “Alma”

No dia 2 de dezembro de 2015, às 15h, mais uma história deliciou os alunos do pré-escolar do Centro Escolar de Silvade.






 Esta  atividade tem  como objectivo promover uma ligação entre avós e netos, tendo como principal elo o livro, a leitura.
 Esta iniciativa surge na consequência  de um prévio  e pequeno debate em torno do papel dos avós na sociedade actual, em que os avós participaram entusiasmados.



 A dramatização do texto da autoria da professora Arcelina Santiago , uma avó criativa que considera que a leitura de contos poderá estimular a ligação entre gerações e desenvolver a curiosidade e o imaginário das crianças.





Rosa Oliveira (professora também aposentada) foi a mentora  desta iniciativa e  acompanhou a sua colega Arcelina Santiago.


 A acompanhar a professora Rosa  veio  a doce Leonor(sua neta)  que acompanhou a  querida Margarida, neta da Arcelina Santiago, a esta iniciativa. Orgulhosas, (as pequeninas), ajudaram ao longo do relato da divertida e educativa história do Galo Jeremias e a Galinha Mariazinha. 



Os bolos feitos pelas duas avós, professoras deste agrupamento, assim como o chá oferecido pelas educadoras e servido pelas funcionárias do Centro Escolar de Silvalde, fizeram as delícias da criançada e dos seus acompanhantes - os avós! 







Outros contos se seguirão. Estão já agendados outros encontros para as restantes salas do Pré-Escolar. O que é bom é para repetir e replicar! 

O nosso bem-haja a todos os intervenientes nesta iniciativa.


06/01/2016


Exposição Ilustrações D’Ajudaris

Esta exposição supra referida “Histórias da Ajudaris’15” – histórias de encantar escritas por jovens autores- viajou até à nossa escola Domingos Capela , em Silvalde, onde esteve exposta durante vários dias, quer na biblioteca, quer nas vitrines dos  corredores, podendo toda a comunidade escolar apreciar os trabalhos/ quadros,  que foram ilustrados por grandes nomes da ilustração em Portugal.

A Ajudaris é uma associação  cujos objetivos principais são  promover a leitura , a escrita, a arte e a solidariedade. Por conseguinte,  ilustraram as histórias criadas pelos pequenos grandes autores.

Esta é a história escrita coletivamente  pela turma do 6º Ano, sob a orientação da professora Ana Pires, com a respetiva ilustração.






Todas as histórias foram compiladas neste livro que pode ainda ser adquirido por quem pretenda.






O evento comemorativo da apresentação do livro, em Espinho, decorrreu no dia 27 de novembro, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, pelas 18 horas, com a presença da diretora d’ Ajudaris, Dra Rosa Mendes Vila-Boas.

O convite foi fito a toda a comunidade escolar e local.




Para fazer a leitura da história foi selecionada a aluna Rosa, que frequenta o 7º A, no presente ano letivo.   A atual professora de Português desta turma, Mariela Neves, treinou com a aluna a  leitura do texto em questão.

A aluna marcou presença neste evento  acompanhada pela professora bibliotecária da escola Domingos Capela, Sónia Couto. A aluna leu com muita expressividade o texto elaborado pela sua turma.









No fim, todos os alunos participantes receberam certificados de participação, em jeito de agradecimento e mérito pelo trabalho realizado.

O encontro, na Santa Casa, foi apresentado pelo contador de histórias Rui Ramos.

Estiveram presentes, neste evento, elementos da direção das várias escolas do concelho, entidades camarárias, representantes da biblioteca Municipal de Espinho, muitos encarregados de educação e muitas crianças criativas.