13/01/2016



PROFESSORAS REFORMADAS CONTINUAM AO SERVIÇO!
 Histórias com “Alma”

No dia 2 de dezembro de 2015, às 15h, mais uma história deliciou os alunos do pré-escolar do Centro Escolar de Silvade.






 Esta  atividade tem  como objectivo promover uma ligação entre avós e netos, tendo como principal elo o livro, a leitura.
 Esta iniciativa surge na consequência  de um prévio  e pequeno debate em torno do papel dos avós na sociedade actual, em que os avós participaram entusiasmados.



 A dramatização do texto da autoria da professora Arcelina Santiago , uma avó criativa que considera que a leitura de contos poderá estimular a ligação entre gerações e desenvolver a curiosidade e o imaginário das crianças.





Rosa Oliveira (professora também aposentada) foi a mentora  desta iniciativa e  acompanhou a sua colega Arcelina Santiago.


 A acompanhar a professora Rosa  veio  a doce Leonor(sua neta)  que acompanhou a  querida Margarida, neta da Arcelina Santiago, a esta iniciativa. Orgulhosas, (as pequeninas), ajudaram ao longo do relato da divertida e educativa história do Galo Jeremias e a Galinha Mariazinha. 



Os bolos feitos pelas duas avós, professoras deste agrupamento, assim como o chá oferecido pelas educadoras e servido pelas funcionárias do Centro Escolar de Silvalde, fizeram as delícias da criançada e dos seus acompanhantes - os avós! 







Outros contos se seguirão. Estão já agendados outros encontros para as restantes salas do Pré-Escolar. O que é bom é para repetir e replicar! 

O nosso bem-haja a todos os intervenientes nesta iniciativa.


06/01/2016


Exposição Ilustrações D’Ajudaris

Esta exposição supra referida “Histórias da Ajudaris’15” – histórias de encantar escritas por jovens autores- viajou até à nossa escola Domingos Capela , em Silvalde, onde esteve exposta durante vários dias, quer na biblioteca, quer nas vitrines dos  corredores, podendo toda a comunidade escolar apreciar os trabalhos/ quadros,  que foram ilustrados por grandes nomes da ilustração em Portugal.

A Ajudaris é uma associação  cujos objetivos principais são  promover a leitura , a escrita, a arte e a solidariedade. Por conseguinte,  ilustraram as histórias criadas pelos pequenos grandes autores.

Esta é a história escrita coletivamente  pela turma do 6º Ano, sob a orientação da professora Ana Pires, com a respetiva ilustração.






Todas as histórias foram compiladas neste livro que pode ainda ser adquirido por quem pretenda.






O evento comemorativo da apresentação do livro, em Espinho, decorrreu no dia 27 de novembro, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, pelas 18 horas, com a presença da diretora d’ Ajudaris, Dra Rosa Mendes Vila-Boas.

O convite foi fito a toda a comunidade escolar e local.




Para fazer a leitura da história foi selecionada a aluna Rosa, que frequenta o 7º A, no presente ano letivo.   A atual professora de Português desta turma, Mariela Neves, treinou com a aluna a  leitura do texto em questão.

A aluna marcou presença neste evento  acompanhada pela professora bibliotecária da escola Domingos Capela, Sónia Couto. A aluna leu com muita expressividade o texto elaborado pela sua turma.









No fim, todos os alunos participantes receberam certificados de participação, em jeito de agradecimento e mérito pelo trabalho realizado.

O encontro, na Santa Casa, foi apresentado pelo contador de histórias Rui Ramos.

Estiveram presentes, neste evento, elementos da direção das várias escolas do concelho, entidades camarárias, representantes da biblioteca Municipal de Espinho, muitos encarregados de educação e muitas crianças criativas.























02/12/2015



S. Martinho na Escola Domingos Capela


A biblioteca escolar reviveu o dia de S. Martinho, esta época festiva, que tradicionalmente é comemorada por todos, promovendo algumas atividades  na biblioteca,  com a participação de alunos de diferentes turmas, professores e funcionários.
Dando azo à sua criatividade, a D. Ana preparou com todo o seu empenho a decoração do espaço; para isso muniu-se dos recursos naturais (folhas, troncos e até terra) que encontrou no espaço exterior da escola e foi ajudada pelos “amigos da biblioteca”. Os ouriços e as castanhas decorativas foram gentilmente trazidos pela professora Lígia. 
Este foi o resultado final!





Entretanto  a professora Carmo Reuter pesquisou sobre a lenda de S. Martinho, canções, provérbios, teatros, imagens e outras actividades,  colocando todo este material no baú para ser lido e utilizado pelos alunos, ao longo da semana.





Após leitura dos textos  e selecção  das partes que mais cativaram cada aluno, estas foram escritas , pelos mesmos ,  nas castanhas que a professora Ana Pires cuidadosamente desenhou. 

 Mais tarde,  foram  “preparadas” para pendurar na árvore, pelas professoras Paula silva , Manuela Máximo, D. Ana e ainda com  a colaboração de algumas alunas.









Eis o resultado:





No decorrer do dia, principalmente  ao longo da manhã, foram projectados pequenos  filmes, pela professora Carmo Reuter,  alusivos ao dia de  S. Martinho, à lenda que envolve a sua  vida e história.







Os alunos aderiram com entusiasmo a esta actividade: uns revivendo, outros visualizando e lenda pela primeira vez, numa tradição que se celebra  todos os anos!



11/11/2015




“Stop! Vamos Ler!”


A  Escola Básica Domingos Capela  de Silvalde comemorou  o Dia Internacional da Biblioteca Escolar com “Stop! Vamos Ler!”


O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.

O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).

Neste sentido, as bibliotecas do agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida  associaram-se a esta comemoração, elogiando o livro e as bibliotecas e fazendo uma reflexão sobre a importância da literacia da leitura, na escola e na vida. Para isso, foram convidados diferentes entidades da comunidade local e alguns professores aposentados. 

Diferentes entidades da comunidade local fizeram-se representar na Escola Básica Domingos Capela para esse momento de leitura nas salas de aula e posteriormente na biblioteca escolar: A Drª Patrícia  Páscoa como representante da Câmara de Espinho, O Sr. José António Gomes  representando a Associação de Pais, o Sr. Guedes como representante da  Banda Musical de Paramos e o Sr. Domingos Sá como representante do Rancho “ Recordar é Viver” de Paramos, A D. Isabel, representante do Projeto “Amigo” e  a D. Judite como representante da Pastoral Familiar de Paramos.










O Sr. Manuel Dias, presidente da junta de Paramos, com a  turma do 8º C,





 A  Escola Segura, representada  pelo  Agente Ferreira,





 O  escritor e professor  aposentado Anthero Monteiro e a professora Arcelina Santiago,





 A professora Céu Reis,







E  ainda a colaboração de outros  professores em funções na escola Domingos Capela, como a professora Lígia, o professor Manuel Barbosa, a professora Paula Reis e a Professora Sónia Couto,






O senhor Guedes e a professora Paula Reis,




Para assinalar a data, foram oferecidos marcadores de livros a todos os alunos da escola, professores, assistentes operacionais e convidados para a leitura dos textos.





A coordenadora da biblioteca escolar Domingos Capela, Sónia Couto,  com as professoras aposentadas Dalila Reis, Adriana Domingues, Arcelina Santiago e Carlos Costa.






No final, à volta da mesa, num “Coffee-Break”, na Domingos Capela, pelos alunos e professor  do Curso Profissional de Restauração houve um convívio muito salutar entre todos os intervenientes. 












O balanço desta atividade foi muito positivo, pois contribuiu para o gosto pela leitura e pelas bibliotecas escolares e estimulou a criatividade e a reflexão. 

Consequentemente é uma actividade, tal como outras ao longo do ano,  que permitem aos professores aposentados voltarem à escola, reviverem alunos e antigos colegas de trabalho.  É um momento de convívio, de partilha de troca de experiências  e que a todos enriquece!






21/10/2015




Dia Internacional da Biblioteca Escolar

 

O Dia Internacional da Biblioteca Escolar comemora-se este ano a 26 de outubro. O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é:

A BIBLIOTECA ESCOLAR É SUPER! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).



As Bibliotecas Escolares do AEMGA associam-se, mais uma vez, a este evento internacional com a iniciativa “Pausa para Ler/Stop! Vamos Ler!”, convidando alunos, professores, pais, encarregados de educação, pessoal não docente e elementos da comunidade local a celebrar a leitura.



Assim, haverá uma paragem simbólica entre as 10h30m e as 10h45m (10h-10h30m, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo) em todas as escolas do Agrupamento para uma pausa coletiva dedicada à leitura.


Neste dia, deixe-se envolver pelo poder transformador da leitura!

Dá Voz à Letra
e ganha uma viagem a Londres!


Grava um vídeo com a duração máxima de 3 minutos a ler, em voz alta, um texto à tua escolha.
Envia o teu vídeo entre 28 de setembro e 30 de outubro de 2015 (15h00GMT) 
e habilita-te a uma viagem a Londres para 2 pessoas!
 
 
CANDIDATURAS ABERTAS ATÉ 30 DE OUTUBRO de 2015
“Basta ler em voz alta o texto que mais gostas”
O Concurso Dá Voz à Letra é organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, em cooperação com a Câmara Municipal do Porto, através da ação do Pelouro da Cultura, e a Porto Editora. Destina-se a jovens entre os 13 e os 17 anos da Área Metropolitana do Porto.
Esta é a 2ª edição do: Dá Voz à Letra. A primeira edição decorreu o ano passado em Lisboa, contando com elevada adesão (mais de 400 candidaturas) por parte dos jovens da Área Metropolitana de Lisboa.
Não é mais um concurso de promoção da leitura ou da escrita. É um concurso de leitura para jovens, mas que terão que ser livres para apresentar o texto que preferem, e fazê-lo de forma inteligível.
Comprometer os jovens com a leitura é fácil? Não. É uma idade em que o prazer de ler está, geralmente, distante, tal o número de solicitações que as diferentes culturais juvenis promovem. Mas, por outro lado, tem um formato cativante. Os jovens terão que apresentar um pequeno vídeo de 3 minutos lendo o texto que mais gostam. Podem ler o texto e dizê-lo retirando-o da letra de uma canção, de um excerto de um conto, ou até de um texto seu que está publicado no seu perfil do facebook. Mas terão que convencer um júri que esse texto e essa apresentação têm uma força que se distingue. Assim, de uma forma aparentemente simples, pede-se a um jovem para selecionar, analisar, ler, dizer, construir uma narrativa, criar uma cumplicidade entre o texto e a voz, entre leitor e autor. O dá voz à letra dá relevo a faculdades que não são muito cultivadas no meio escolar, nomeadamente o estar em público, o falar em público, o ser capaz de construir através de um texto uma personagem, uma vida diferente às palavras pela interpretação, pela oralidade.
O que é que os jovens da Área Metropolitana do Porto, das escolas públicas ou privadas, terão que fazer para concorrer? Aceder ao site www.davozaletra.gulbenkian.pt  e apresentar uma candidatura individual até ao dia 30 de outubro. Os jovens com melhor prestação serão apurados para uma semi-final e final, que culminará num grande espetáculo na Biblioteca Municipal Almeida Garrett que se realizará no dia 13 de fevereiro de 2016. Antes disso, serão preparados por reconhecidos peritos, como um coach de voz e um encenador. A melhor prestação será avaliada por um júri bem conhecido do público na final a realizar na BMAG. O prémio principal é uma viagem a Londres.


 
Divisão Municipal de Bibliotecas
Biblioteca Municipal Almeida Garrett
Rua de Entrequintas, 328 | 4050-239 Porto