13/01/2016



PROFESSORAS REFORMADAS CONTINUAM AO SERVIÇO!
 Histórias com “Alma”

No dia 2 de dezembro de 2015, às 15h, mais uma história deliciou os alunos do pré-escolar do Centro Escolar de Silvade.






 Esta  atividade tem  como objectivo promover uma ligação entre avós e netos, tendo como principal elo o livro, a leitura.
 Esta iniciativa surge na consequência  de um prévio  e pequeno debate em torno do papel dos avós na sociedade actual, em que os avós participaram entusiasmados.



 A dramatização do texto da autoria da professora Arcelina Santiago , uma avó criativa que considera que a leitura de contos poderá estimular a ligação entre gerações e desenvolver a curiosidade e o imaginário das crianças.





Rosa Oliveira (professora também aposentada) foi a mentora  desta iniciativa e  acompanhou a sua colega Arcelina Santiago.


 A acompanhar a professora Rosa  veio  a doce Leonor(sua neta)  que acompanhou a  querida Margarida, neta da Arcelina Santiago, a esta iniciativa. Orgulhosas, (as pequeninas), ajudaram ao longo do relato da divertida e educativa história do Galo Jeremias e a Galinha Mariazinha. 



Os bolos feitos pelas duas avós, professoras deste agrupamento, assim como o chá oferecido pelas educadoras e servido pelas funcionárias do Centro Escolar de Silvalde, fizeram as delícias da criançada e dos seus acompanhantes - os avós! 







Outros contos se seguirão. Estão já agendados outros encontros para as restantes salas do Pré-Escolar. O que é bom é para repetir e replicar! 

O nosso bem-haja a todos os intervenientes nesta iniciativa.


06/01/2016


Exposição Ilustrações D’Ajudaris

Esta exposição supra referida “Histórias da Ajudaris’15” – histórias de encantar escritas por jovens autores- viajou até à nossa escola Domingos Capela , em Silvalde, onde esteve exposta durante vários dias, quer na biblioteca, quer nas vitrines dos  corredores, podendo toda a comunidade escolar apreciar os trabalhos/ quadros,  que foram ilustrados por grandes nomes da ilustração em Portugal.

A Ajudaris é uma associação  cujos objetivos principais são  promover a leitura , a escrita, a arte e a solidariedade. Por conseguinte,  ilustraram as histórias criadas pelos pequenos grandes autores.

Esta é a história escrita coletivamente  pela turma do 6º Ano, sob a orientação da professora Ana Pires, com a respetiva ilustração.






Todas as histórias foram compiladas neste livro que pode ainda ser adquirido por quem pretenda.






O evento comemorativo da apresentação do livro, em Espinho, decorrreu no dia 27 de novembro, no auditório da Santa Casa da Misericórdia, pelas 18 horas, com a presença da diretora d’ Ajudaris, Dra Rosa Mendes Vila-Boas.

O convite foi fito a toda a comunidade escolar e local.




Para fazer a leitura da história foi selecionada a aluna Rosa, que frequenta o 7º A, no presente ano letivo.   A atual professora de Português desta turma, Mariela Neves, treinou com a aluna a  leitura do texto em questão.

A aluna marcou presença neste evento  acompanhada pela professora bibliotecária da escola Domingos Capela, Sónia Couto. A aluna leu com muita expressividade o texto elaborado pela sua turma.









No fim, todos os alunos participantes receberam certificados de participação, em jeito de agradecimento e mérito pelo trabalho realizado.

O encontro, na Santa Casa, foi apresentado pelo contador de histórias Rui Ramos.

Estiveram presentes, neste evento, elementos da direção das várias escolas do concelho, entidades camarárias, representantes da biblioteca Municipal de Espinho, muitos encarregados de educação e muitas crianças criativas.























02/12/2015



S. Martinho na Escola Domingos Capela


A biblioteca escolar reviveu o dia de S. Martinho, esta época festiva, que tradicionalmente é comemorada por todos, promovendo algumas atividades  na biblioteca,  com a participação de alunos de diferentes turmas, professores e funcionários.
Dando azo à sua criatividade, a D. Ana preparou com todo o seu empenho a decoração do espaço; para isso muniu-se dos recursos naturais (folhas, troncos e até terra) que encontrou no espaço exterior da escola e foi ajudada pelos “amigos da biblioteca”. Os ouriços e as castanhas decorativas foram gentilmente trazidos pela professora Lígia. 
Este foi o resultado final!





Entretanto  a professora Carmo Reuter pesquisou sobre a lenda de S. Martinho, canções, provérbios, teatros, imagens e outras actividades,  colocando todo este material no baú para ser lido e utilizado pelos alunos, ao longo da semana.





Após leitura dos textos  e selecção  das partes que mais cativaram cada aluno, estas foram escritas , pelos mesmos ,  nas castanhas que a professora Ana Pires cuidadosamente desenhou. 

 Mais tarde,  foram  “preparadas” para pendurar na árvore, pelas professoras Paula silva , Manuela Máximo, D. Ana e ainda com  a colaboração de algumas alunas.









Eis o resultado:





No decorrer do dia, principalmente  ao longo da manhã, foram projectados pequenos  filmes, pela professora Carmo Reuter,  alusivos ao dia de  S. Martinho, à lenda que envolve a sua  vida e história.







Os alunos aderiram com entusiasmo a esta actividade: uns revivendo, outros visualizando e lenda pela primeira vez, numa tradição que se celebra  todos os anos!



11/11/2015




“Stop! Vamos Ler!”


A  Escola Básica Domingos Capela  de Silvalde comemorou  o Dia Internacional da Biblioteca Escolar com “Stop! Vamos Ler!”


O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares estabelece 26 de outubro como Dia da Biblioteca Escolar em Portugal, para 2015.

O tema definido pela International Association of School Librarianship (IASL) para 2015 é: A biblioteca escolar é super! (tradução adotada pela Rede de Bibliotecas Escolares).

Neste sentido, as bibliotecas do agrupamento Dr. Manuel Gomes de Almeida  associaram-se a esta comemoração, elogiando o livro e as bibliotecas e fazendo uma reflexão sobre a importância da literacia da leitura, na escola e na vida. Para isso, foram convidados diferentes entidades da comunidade local e alguns professores aposentados. 

Diferentes entidades da comunidade local fizeram-se representar na Escola Básica Domingos Capela para esse momento de leitura nas salas de aula e posteriormente na biblioteca escolar: A Drª Patrícia  Páscoa como representante da Câmara de Espinho, O Sr. José António Gomes  representando a Associação de Pais, o Sr. Guedes como representante da  Banda Musical de Paramos e o Sr. Domingos Sá como representante do Rancho “ Recordar é Viver” de Paramos, A D. Isabel, representante do Projeto “Amigo” e  a D. Judite como representante da Pastoral Familiar de Paramos.










O Sr. Manuel Dias, presidente da junta de Paramos, com a  turma do 8º C,





 A  Escola Segura, representada  pelo  Agente Ferreira,





 O  escritor e professor  aposentado Anthero Monteiro e a professora Arcelina Santiago,





 A professora Céu Reis,







E  ainda a colaboração de outros  professores em funções na escola Domingos Capela, como a professora Lígia, o professor Manuel Barbosa, a professora Paula Reis e a Professora Sónia Couto,






O senhor Guedes e a professora Paula Reis,




Para assinalar a data, foram oferecidos marcadores de livros a todos os alunos da escola, professores, assistentes operacionais e convidados para a leitura dos textos.





A coordenadora da biblioteca escolar Domingos Capela, Sónia Couto,  com as professoras aposentadas Dalila Reis, Adriana Domingues, Arcelina Santiago e Carlos Costa.






No final, à volta da mesa, num “Coffee-Break”, na Domingos Capela, pelos alunos e professor  do Curso Profissional de Restauração houve um convívio muito salutar entre todos os intervenientes. 












O balanço desta atividade foi muito positivo, pois contribuiu para o gosto pela leitura e pelas bibliotecas escolares e estimulou a criatividade e a reflexão. 

Consequentemente é uma actividade, tal como outras ao longo do ano,  que permitem aos professores aposentados voltarem à escola, reviverem alunos e antigos colegas de trabalho.  É um momento de convívio, de partilha de troca de experiências  e que a todos enriquece!