17/03/2014

Novidades - Livros


“De Que Cor é o Desejo?”, João Pedro Mésseder (Caminho)


Olhar a beleza de um fruto, namorar, brincar, viajar, tentar ver o que parece invisível... Desejos realizados, desejos contrariados. Os poemas deste livro falam disso e de outras coisas e até do desejo de inventar novas palavras - como se as que existem não chegassem para o que se quer transmitir. E, já agora, de que cor é o desejo? Que o digam os versos, até porque - alguém o afirmou - a poesia é a arte de revelar através das palavras o lado escondido da realidade.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 5º ano de escolaridade



“O meu Primeiro Miguel Torga”, João Pedro Mésseder (D. Quixote)

Miguel Torga (1907-1995) foi um admirável escritor da literatura portuguesa, com uma maneira única de contar, de falar de si e de captar, em verso e em prosa, os pequenos e grandes momentos da vida. E a sua foi uma vida invulgar. Neste livro, a escrita de João Pedro Mésseder e as imagens de Inês de Oliveira dão a conhecer o fascínio que Torga sentia pelas palavras, pelo país, pelos bichos, pelas crianças e pelos seus semelhantes. E também pelo "reino maravilhoso" onde nasceu.

Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para apoio a projetos relacionados com as artes nos 3º, 4º, 5º e 6º anos de escolaridade


Versos  com Reversos”, João Pedro Mésseder (Caminho)


Na primeira parte deste livro, dirigida aos mais novos, as palavras entretêm-se por vezes nos seus jogos de sons e de significados. Na segunda parte, disfarçadas de meninas sérias, convidam leitores mais crescidos a partir com elas a descobrir mundos: o dia, a noite, os seres que os povoam. E assim procuram dar a ver o avesso de cada coisa ou de cada criatura, escondido no reverso de um verso ou de uma palavra. Não foi sempre essa uma das ambições da poesia?


Sem comentários: